" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ATIVIDADE PARA O TERCEIRÃO (valor: 60)


Apresente suas considerações para explicar um dos grandes contrastes sociológicos do Brasil, evidenciando possíveis causas para o nosso atraso social e o nosso sucesso econômico:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PARA O 2o. EM

Greve de médicos-residentes continua nesta quinta em todo o país

Categoria não aceitou proposta do governo; hospitais paulistas aderem

A greve nacional dos médicos-residentes continua nesta quinta-feira (18) porque a categoria não aceitou a proposta do Ministério da Saúde que ofereceu um reajuste de 20% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45, segundo a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes). A categoria pede aumento de 38%, mais a instituição dos auxílios moradia e alimentação, além da correção dos valores futuros da bolsa-auxílio, usando como base a inflação e o aumento do salário mínimo. Ao menos 18 mil residentes aderem a greve, número equivalente a mais de 80% dos médicos residentes do país, de acordo com a associação.


A matéria acima foi retirada do site R7 Notícias, no dia 18.08.2010. Após a leitura, escreva um breve texto sobre a seguinte questão: A greve é uma forma de luta social legítima mesmo quando as empresas/sociedade/usuários se sentem prejudicados?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

IDENTIDADE NACIONAL (1o. EM)


A questão nacional no pensamento social

A história do pensamento brasileiro está atravessada pelo fascínio da questão nacional. No passado e no presente, são muitos os que se preocupam em compreender os desafios que compõem e decompõem o Brasil como nação. E essa preocupação se revela particularmente acentuada nas conjunturas assinaladas e simbolizadas pela Declaração de Independência em 1822, Abolição da Escravatura e Proclamação da República 1988-89 e Revolução de 1930. Esse tema aparece nas produções de publicistas, cientistas sociais, filósofos, artistas. Em diferentes gradações, em várias linguagens, uns e outros passam por ele. A questão
nacional está sempre presente, como desafio, obsessão, impasse ou incidente.
IANNI, Octávio. Pensamento Social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004, p. 24.




Como vimos, são várias as representações possíveis a respeito da identidade nacional. Mas, reflita o seguinte: será que os contrastes entre Sertão e litoral, civilização e barbárie ou afinidade entre ordem e progresso são hoje em dia vistas da mesma forma que no período indicado no texto acima?