" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PARA O 2o. EM

Greve de médicos-residentes continua nesta quinta em todo o país

Categoria não aceitou proposta do governo; hospitais paulistas aderem

A greve nacional dos médicos-residentes continua nesta quinta-feira (18) porque a categoria não aceitou a proposta do Ministério da Saúde que ofereceu um reajuste de 20% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45, segundo a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes). A categoria pede aumento de 38%, mais a instituição dos auxílios moradia e alimentação, além da correção dos valores futuros da bolsa-auxílio, usando como base a inflação e o aumento do salário mínimo. Ao menos 18 mil residentes aderem a greve, número equivalente a mais de 80% dos médicos residentes do país, de acordo com a associação.


A matéria acima foi retirada do site R7 Notícias, no dia 18.08.2010. Após a leitura, escreva um breve texto sobre a seguinte questão: A greve é uma forma de luta social legítima mesmo quando as empresas/sociedade/usuários se sentem prejudicados?

29 comentários:

Yuki Tamura disse...

Sim, pois essas pessoas que fazem esse tipo de manifestação são aquelas que se sentem prejudicadas de alguma forma, seja ela o fato de terem baixos salários ou algum outro tipo de reinvidicação. Levando em conta que essas empresas precisam do trabalho dessas pessoas, é justo que pelo menos boa parte da reinvidicação seja aceita, levando em conta que quanto mais rápida a negociação, mas rápida seria a volta dessas pessoas às firmas. Manifestação é um jeito eficiente de solicitar algum tipo de reclamação, pelo fato dos administradores dessas empresas saberem que quando muitas pessoas estão juntas é mais difícil negar tal pedido do que quando estiver uma ou duas pessoas apenas.

Anônimo disse...

sim : pois tem pessoas que precisam de comida ;ir ao médico ; e não conseguem ; e tem pessoas que tem comida tem tudo ; e não da valor no que tem ; e se fosse essas pessoas pbres que tivesssem o que outras pessoas tem ; elas iriam ficar muito felizes

erick disse...

sim : pois tem pessoas que precisam de comida ;ir ao médico ; e não conseguem ; e tem pessoas que tem comida tem tudo ; e não da valor no que tem ; e se fosse essas pessoas pbres que tivesssem o que outras pessoas tem ; elas iriam ficar muito felizes

Renata Miranda disse...

É muito relativo dizer se a greve é ou não uma forma de luta social legítima. Muitas vezes os trabalhadores só conseguem alguns benefícios, como os reajustes salariais, fazendo greve. O trabalhador pode e deve exigir seus direitos. Porém há também o outro lado da história que são das pessoas que dependem desses serviços. Aproveitando o exemplo citado anteriormente, não julgo que seja errado os médicos residentes usarem de greve para garantir benefícios, mas temos o lado dos pacientes que necessitam desses cuidados e não podem ser penalizados. Ou seja, greve é um assunto para ser tratado com bastante coerência e sempre analisando os dois lados da situação.

Tayla Carolina disse...

Não é sempre que uma greve é uma forma de luta social legítima,pois quando afeta pessoas que não tem haver com o assunto,não é correto chamar de legítma. No exemplo citado anteriormente,os médicos residentes tem direito de reivindicação, mas não tem direito de atrapalhar o próximo, principalmente aquelas pessoas que estavam no hospital,porque quem ali estava precisava de algum tratamento.Luta social legítma
é aquela que não atrapalha as pessoas que não tem haver com o caso.

Juliana Sorpilli disse...

Sim, tal que as manifestações se concentram no meio social e econômico. A greve é um meio mais concreto de se obter o que deseja presente alguma “injustiça” no trabalho ou na sociedade. Portanto no meio social a greve é um método mais eficaz só que prejudicial a quem precisa do serviço do próximo, pois atua liberdade acaba quando começa a do próximo.

anabiia disse...

Muitas vezes a melhor maneira de chamar a antenção de seu patrão, ou algo parecido, é sim, fazendo algum tipo de manifestação, no caso a greve! Mais talvez isso não seja a melhor maneira de se resolver as coisas, pois tem pessoas ao redor de tudo isso, que saem prejudicados, independente disso, os grevistas não pensam nisso, e querem mais é o seu bem próprio. Portanto, enquanto não houver algum outro tipo de concordancia entre trabalhadores e chefes, a greve ainda vai ser um grande problema ''social''

Thaisa melara disse...

Existem os dois lados, pois manifestaçoes são formas mais eficientes para fazer uma reclamaçao, e conseguir algum benefício,levando em conta de que várias pessoas estao juntas e o tal pedido dificilmente será negado.Levando em consideraçao que as empressas precisam dessas pessoas para exercer seu trabalho.
Mas nesse caso, acaba prejudicando os pacientes do hospital que precisam de atendimento médico.
Isso é um assunto muito cauteloso, que enquanto nao houver um acordo, existirá esse 'conflito'.

- Thaisa Melara

Gi Simonetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gi Simonetti disse...

Eu acho que a greve é o meio mais radical de se resolver um problema público ou em relação de empregado/patrão, ela é legitima, mas é a pior forma de um acordo entre os mesmos. Para tal manifestação estar ocorrendo, se deve por causa de uma enorme insatisfação dos médicos , e portanto não podendo culpar eles , porque eles só querem ajudar quem necessita e ter um retorno maior do que o que esta recebendo. Por ser uma greve importante e delicada, o acordo deveria ser tratado o mais rápido possível, logo que vidas estão em jogo.
E se os funcionários estão em greve, é por causa de uma delonga enorme de melhora da situação financeira dos empregados e a espera de uma melhor condição de trabalho.
Um acordo entre o ministério público federal e a associação dos médicos residentes brasileiros deve ser feito o mais rápido possível, porque além da situação financeira dos médicos, muitos pacientes necessitam dos serviços dos médicos e muitas vidas podem estar em risco pela ocorrência desta manifestação.

Unknown disse...

Essas manifestações estão sendo feitas por pessoas que se sentem prejudicadas pelo fato de não terem um bom salário, é uma forma de mostrar aos seus patrões que nos preocupamos com o nosso salário.
Mas essa " greve " pode prejudicar as pessoas que precisam de algum médico.
Por um lado as manifestações são boas, pois estão mostrando que querem melhorar a condição de vida social ou a espera de uma condição melhor de emprego.

Caroline Zappielo disse...

Sim. Todas as pessoas tem o dever de lutar pelos seus direitos, sendo a greve o último meio encontrado para atingir os seus objetivos, onde o trabalhador ja usufruiu de tantas outras formas de negociação que
foram fracassadas, não tendo outro meio para conseguir tal, a greve se torna necessaria para acabar com a insatisfação do trabalhador. Em manifestações desse porte sempre há prejudicados, neste caso a negociação deve ser feita o mais rapido possivel, pois envolve o bem-estar e a vida da população.

Unknown disse...

Sim e não, pois quem realiza a greve tem como propósito obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou para evitar a perda de benefícios, mas com isso existem outras pessoas que não têm nada a ver com isso e acabam sendo prejudicadas e sofrem graves problemas.

Anônimo disse...

Sim, pois os trabalhadores que se sentem prejudicados procuram fazer manifestações com o propósito de obter benefícios como aumento de salário, direitos trabalhistas e até mesmo para evitar perda de benefícios. E quanto mais rápido a empresa e os trabalhadores entrarem em acordo, ambos teram menos prejuízo nisso tudo. E os trabalhadores tem o direito de correr atraz dos seus benefícios.


Tayná Rodrigues Figueira

Anônimo disse...

Sim, porque essas pessoas possuem direitos e as vezes estes direitos não são cumpridos por ex: um salário mínimo custa em torno de uns quinhentos reais se uma pessoa ou varias pessoas recebem valores menores que isso então uma greve pode ser que resolva esta questão... A greve depois de uma reuniao ou conversa é o jeito mais eficiente de se resolver.

bjuss Rose
Ass: Renatta Potoski

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo que é boa para uma parte também é ruim para a outra, a questão é muito complexa de ser abordada pois tanto uma classe quanto a outra pode se sentir desvalorizada com a greve. Se formos analisar o lado dos empregados teremos que levar em conta que estão reivindicando por melhores condições de trabalho ou de salário, o que faz com que eles dêem soluções mais rentáveis para o patrão. Mas o tempo em que os empregados ficam em greve é um prejuízo para os patrões que terão que arrumar soluções para que sua empresa não sofra por tais danos. Portanto o certo seria que patrões e empregados conseguissem estabelecer laços que possam beneficiar tanto um quanto o outro.

Artêmio Cassol Neto

Fabi Coury disse...

A greve é uma maneira prática, porém radical de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios dos trabalhadores. A greve pode ser impactante e um dos métodos mais rápidos de conseguir a mudança desejada, mas ela afeta não somente aos trabalhadores, mas sim todos os que necessitam do serviço em questão. É preferível um acordo entre patrões e funcionários, mostrando maturidade ao expressar as opiniões de cada um para que não haja envolvimento de terceiros, que não tem nada a ver com essa situação. Greves devem ser consideradas apenas em último caso, pois o efeito que tem sobre a sociedade acaba muitas vezes sendo catastrófico.

Dressa Caroline disse...

A greve é um meio dos trabalhadores reinvidicarem seus direitos quando seus patrões não disponibilizam todos os seus benefícios. Se os patrões pensassem mais no bem estar de seus funcionários tudo poderia ser facilmente resolvido com uma conversa. As greves asseguram o direito de todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Beatriz Sartini disse...

A greve muitas vezes é prejudicial aos cidadãos, pois podem sofrer perseguição e muitas vezes até a perda do emprego. Mesmo assim, muitos pensam ser a maneira mais eficiente de reivindicar os seus direitos, ainda sabendo que podem sofrer represálias.

Andrei Oláh disse...

Isso se torna bom apenas para os medicos...
Pois as pessoas que estão passando por problemas de saúde se dão mal nessa história.
Mas também não pode tirar a razão dos médicos, pois eles batalharam muito para chegar onde estão e agora querem apenas um salario digno.
O governo teria que fazer um acordo o mais imediato possivel, pensando nos dois lados.

Gabriel Vinícius disse...

Sim, pois se os trabalhadores estão se sentindo prejudicados de alguma forma, o modo mais eficiente de tentar corrigir isso é por meio dessas reinvidicações e como as pessoas precisam trabalhar e a empresa precisa de funcionários, o melhor jeito é esse! e também chegar a um acordo que seja bom para as duas partes! Mas isso geralmente ocorre pois a manifestação é feita por muitas pessoas porque se for uma ou outra, com certeza o pedido dessas pessoas será negado! Se ocorrer de pessoas serem prejudicadas por causa dessas manifestações aí deixa de ser uma forma de luta social legítima.

Gabriel Vinícius Antonio
Nº.: 16

veruska renata disse...

Não se dá ao certo para dizer.. Existem greves que conseguem levar para um lado melhor, ocorrendo reajustes salariais, melhorando a condição dos trabalhadores no meio em que realizam seu trabalho. Muitas vezes é o único jeito que conseguem para que possa ocorrer uma mudança, é recorrendo a imprensa, esperando que ela interfira para que algo possa ser feito, mais em muitos casos, nem assim o trabalhador consegue asseguarar os seus direitos trabalhistas.

Ruan Marin disse...

Por um lado as manifestações são boas e por outro são ruins.
no caso dos médicos eles tem razão de reivindicarem seus direitos, pois estudaram muito para chegar onde estão e merecem um salário a altura,por outro lado a população, que necessita dos serviços médicos
sai prejudicada.
O mais correto é o governo chegar a um acordo bom para os dois lados.

Gustavo Lima disse...

A greve é prejudicial aos cidadãos pois sabem dos riscos que envolvem uma reivindicação,porem mesmo assim acham que é o único meio de conseguirem o que querem,com isso acabam prejudicando os demais que não tem nada a ver com o assunto interno da empresa

Natália Querubim :D disse...

Depende,por um lado,acho certo as greves,porque essas pessoas só estão cobrando,o que é delas de direito,e muitas vezes,isso funciona ,mais por outro lado não é bom ,porque muitas pessoas dependem da saúde,e acho também ,que o governo deveria priorizar mais a saúde e os funcionários que nela trabalham ,para que isso não aconteça e não prejudique a sociedade.

Tauane. disse...

Sim. A greve é sinal de insatisfação, seja por aumento de salário ou de outras melhorias. Esta é a forma de ir á luta, buscar seus apoios, expor suas ideias e argumentos. Mas por outro lado traz prejuízos no atendimento e na saúde, sendo assim, outras pessoas acabam sofrendo. Portanto essa situação tem que ser resolvida de maneira que não prejudique ambas as partes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nem sempre a greve é uma luta social legítima. No caso dos médicos, eles estão certos de irem atrás dos seus direitos, mas não é justo "abandonar" aquelas pessoas que estão precisando deles. Acho que o governo deveria priorisar mais a saúde e a educação do nosso país e nesse caso entrar em acordo rapído com os médicos, para não prejudicar a sociedade.

Nathalia Balthazar disse...

Existem dois pontos de vista a serem analisados, pois quando é realmente necessária uma greve é porque os trabalhadores precisam urgentemente de ajustes nos seus direitos. Porém, quando são feitas greves sem tanta necessidade, acabam simplesmente prejudicando a 'empresa' e, às vezes, a si mesmos. Pois o fato de fazer uma greve é uma coisa muito séria.
Mas também existe um terceiro ponto a ser analisado, o lado das pessoas que dependem dos serviços dos trabalhadores em greve, que são as pessoas que não têm nada a ver com os direitos dos trabalhadores, mas são os mais prejudicados pela ausência dos serviços.
Então, chego a conclusão que greve não é uma forma de luta social legítima na maioria das vezes, mas em casos de extrema necessidade, ela é eficiente.