" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Atividade Sociológica para o 1o. EM

Muitas pessoas acreditam que as escolas identificam e selecionam os alunos com base em seu mérito e esforço individual e que o sistema educacional é uma fonte segura de mobilidade social ascendente. De acordo com essa visão, os melhores e mais inteligentes tendem ao sucesso acadêmico, sejam quais forem as suas origens econômicas, étnicas, raciais ou religiosas. O sucesso escolar seria, em grande medida, resultado direto do talento individual e do trabalho árduo.
BRYM, Robert et al. Sociologia. Sua bússola para o novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 416.

A origem (seja ela econômica, étnica, religiosa ou mesmo de gênero) dos estudantes tem influência no seu sucesso escolar?

55 comentários:

gabriela ballan disse...

Acredito que tenha sim, enfluência , mas em alguns casos, isso vai da educaçao que recebe. Mas devido as Classes, encontramos pessoas sem condiçoes com um estudo mesmo sendo em Colejio publico o sucesso do estudante é alto,e em algumas vezes sendo filho de um grande empresário por exemplo, nao estudar.Acredito que sendo de uma família de alta classe o estudante quer seguir o exemplo dos pais.

Anônimo disse...

As vezes isso ocorre, mas nao acredito que esse seja o maior problema.
A falta de comprometimento do aluno, é muito maior do que as discriminaçoes que ocorrem nas escolas.
Se o aluno nao tiver vontade de estudar, nao há como ele ter sucesso escolar.
Por: Pedro Abilio Augusto Pinto
Num: 52

AMANDA RAFAELA disse...

Eu acredito que nao importa a classe, mas sim o interesse em estudar e correr atras de seus sonhos
Por:AMANDA RAFAELA

Anônimo disse...

Bom temos os dois lados aqueles alunos que por serem ricos não querem nada com nada,como se diz:vai para escola constar sua presença, atrapalhar os seus amigos que querem estudar e os professores que querem dar aula, para aqueles que querem aprender.
E temos também o outro lado que não importa sua classe social o aluno sempre será dedicado,pois ou querem dar uma vida melhor para sua família ou não querem ficar dependente de seus pais a vida toda,quer ser capaz,mostrar que quem tem força de vontade,sonhos,sempre alcançará seus objetivos.
Por: Dyuliana Pirilli Silva
N: 18

Danilo disse...

Para mim sim, pois como o aluno se comporta na sala de aula é aquilo que ele irá ser no futuro, como um aluno dedicado, terá um futuro melhor e com muito sucesso, já o que não esta nem aí, terá uma vida difícil e raramente se dar bem na vida.

Danilo Ceola de Araújo.

Anônimo disse...

Na Minha Opnião não. A origem do estudante não influencia o seu Sucesso Escolar.
A Busca pelo sucesso escolar deve-se ao esforço do Aluno ou seja o Estudante deve buscar o sucesso por seus próprios méritos, Independente de sua origem, religião ou economica.
O sucesso só alcançado quando há um empenho e uma dedicacão para isto. Então se o aluno se esforcar , sonhar e se Dedicar ele alcançará seus Objetivos.
Por:Jefferson Lopes

thatiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thatiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thatiane disse...

na minha opinião a classe não importa ,o importante é ter vontade de aprender ,não importa se o colégio é particular ou estadual , o que importa é o estudante se interessar pelos estudos e ter vontade de estudar .
Nome : Thatiane cristina matias barbosa
num : 60

Luiz Fellipe disse...

A pessoa que ja tem um pai empresario a tendencia desse filho seguir a carreira é grande mais quem nao tem, a tendencia é da pessoa estudar e tentar alcansar um objetivo pois hoje sem estudo vc fica para trás.
LUIZ FELLIPE

Anônimo disse...

A origem acredito que não,o que vai fazer os estudantes terem sucesso escolar vai ser sua dedicação,esforço,boa vontade,facilidade em aprender,apetidão em certas matérias.
Claro se o estudante tiver uma estrutura econômica,familiar,étnica e um sistema educacional adequado e bem estrutura o estudante terá mais condições para se chegar ao seus objetivos,coisa que será somente uma oportunidade a mais.
Por:Isabelle Caroline Dimira Sassi.

Taynara Cristiny Reis disse...

Eu acredito que as vezes sim e as vezes não, isso não importa a classe social sendo a pessoa; tendo vontande de estudar onde que que ela estuda não vai ter nada a ver. Tem muitas pessoas que estudam em colegio publico e é o melhor aluno e tem pessoa que estuda em colegio particular e não é bom aluno, não tem rendimento escolar.

camila cristina dos santos disse...

As vezes sim e não.vai de cada um se empenhar no colegio,não importa qual.
a dedicação ea vontade de aprender vem se si proprio e nao do colegio.

por Camila cristina dos santos

mmmm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriella Magri disse...

Na minha opinião se o aluno tiver oportunidade a sua origem e classe social não afeta, pois se o aluno tiver esforco e muita forca de vontade ele pode passar à frente de alunos ricos mas que não se empenham nos estudos.



Aluna: Gabriella Magri

Numero: 30

Anônimo disse...

Na minha opinião na classe econômica influencia, pois se o estudante é de uma classe média ao menos ele tem condições para comprar livros que influencia no estudo, mas isso vai do estudante.Na étnica,religião eu acho que não!
Gabriel de Lima Chambó

Anônimo disse...

Na minha opinião na classe econômica influencia, pois se o estudante é de uma classe média ao menos ele tem condições para comprar livros que influencia no estudo, mas isso vai do estudante.Na étnica,religião eu acho que não!
Gabriel de Lima Chambó

Anônimo disse...

Na minha opinião na classe econômica influencia, pois se o estudante é de uma classe média ao menos ele tem condições para comprar livros que influencia no estudo, mas isso vai do estudante.Na étnica,religião eu acho que não!
Gabriel de Lima Chambó

Amigos do Glorinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo H. Alves disse...

Tudo depende de qual o futuro que o aluno quer para ele, mesmo um aluno não tendo condições financeiras para bancar um melhor sistema de aprendizagem se ele se esforçar nos estudos terá uma chance de se erguer na vida.
Por: Gustavo Henrique Alves
Num: 31

Unknown disse...

Acredito nessa influência sim, pois tudo aquilo que o aluno é dentro da sala de aula ele vai ser no futuro, aqueles alunos que se dedicam mais terá mais chances na vida aqueles que se dedicam menos tera menos. Mais isso tudo também depende da educação que a familia dá pra ele,se a familia der o total apoio pra ele se esforcar e ser um bom aluno assim ele sera ate o final de sua vida, ao contrario não! Um bom profissional também depende muito de sua capacidade e força de vontade. Assim acredito eu! beeijos Rose.
Por: Thaís A. Prevital

Anônimo disse...

Pode sim haver influência, mas também entra a educação adquirida em casa e a dedicação de cada estudante.

Por: Ana Claudia Lima de Almeida
N°: 7

ACGGJMTP disse...

Eu acredito que tudo o que fazemos com esforço, tem bons resultados. Se nos empenhamos em algo, aquilo vai render bons frutos. Porém como a sociedade ainda tem que evoluir muito (as escola públicas tem que melhorar o ensino, os preconceitos raciais e religiosos tem que acabar) alguns alunos mesmo se esforçando tem mais dificuldade de alcançarem o esperado êxito no seu futuro profissional ou até mesmo dentro da sala de aula. Esses são alguns dos fatores que a sociedade precisa melhorar muito para que a origem do aluno não influencie nem um pouco no seu rendimento.

Aluna: Jullye Mardegan ;D

glorinha disse...

Eu acredito que não, depende mto da força de vontade. Tudo depende da dedicação do aluno, tem mtos alunos bons em escolas particulares como tbm tem mtos alunos ruins, e existe excelentes alunos em escolas públicas tbm. (:
n°: 29

Unknown disse...

Na minha opinião a origem da pessoa pode ou não influenciar o seu desenvolvimento escolar, pois se compararmos dois alunos que possuem a mesma capacidade intelectual, mas que são de origens diferentes, isso ira contar pra o sucesso de cada um deles. Mas para a origem causar alguma influêcia é necessário dedicação aos estudos.
Por: Raíssa Caroline Tschmerizja

Anônimo disse...

Sim, o sucesso e o insucesso escolar está relacionado com três realidades: o aluno, o meio social e a instituição escolar.

1.1) o aluno: por falta de motivação o aluno não se interessa pelos assuntos escolares e passa a gastar o tempo que deveria ser dedicado à escola em atividades extracurriculares.
1.2) Incapacidade de de se concentrar nas atividades escolares como tarefas e trabalhos ou até mesmo nas aulas.

2.1) o meio social: esse , na minha opinião, é um dos quesitos mais importantes para um bom desempenho escolar. A criança desde pequena deve ser educada com o intuito de ser um bom estudante, mas nem sempre isso é possível, uma vez que várias delas se sentem na obrigação de ajudar economicamente a família, procurando com isso trabalhar nas horas vagas, dedicando menos tempo ao estudo;
2.2)A indiferença ou ignorância dos pais quanto à tendência vocacional dos filhos

3.1) instituição escolar: mesmo que o aluno viva num bom meio social e tenha a consciência de que
precisa se empenhar na escola é imprescindível estar em uma boa instituição escolar, levando em conta que toda a sabedoria que o aluno adquiri vem dela.

Matheus Facio Pires

Anônimo disse...

O sucesso escolar só é obtido por meio de muito esforço e dedicação por parte dos alunos, sendo que este empenho muda de pessoas para pessoas, pois os alunos têm capacidades diferentes o que obriga a terem diferentes ritmos de aprendizagem. Se um estudante tem como meta o aprendizado nenhum epíxilo seja ele de ordem econômica, étnica, religiosa ou de gênero lhe atrapalhara a alcançar essa meta, o que pode variar é a forma como ele vai alcançar esta meta sendo muito mais difícil se sua condição financeira for escassa, pois este aluno terá menos acesso que outro que tiver uma condição melhor, tendo assim que procurar formar alternativas para alcançar este êxito, o que lhe obrigara muito mais esforço e dedicação.
Bruna Cristina Golfeto n°10

Emily Istak disse...

Acredito que a origem possa influenciar no desenvolvimento escolar, porque as pessoas que tiveram desde cedo oportunidades escolares melhores tendem a desenvolver uma capacidade superior de raciocínio do que aqueles que tiveram pouco auxílio na educação, e assim obterem um melhor resultado acadêmico.
Por: Emily Istak

Dr.xule disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não acredito que a origem do estudante enfluncie no seu suceso escolar, pois o sucesso depende da pessoas em si, não do seu dinheiro ou religião.
Muitas vezes o estudante encontra dificuldades no meio escolar, por causa do preconceito existente entre as pessoas, mas mesmo assim tem toda a capacidade de enfrentar esses problemas e buscar os melhores resultaos para alcançar seus objetivos.
Por: Maria Alice Antoniassi

rafael disse...

Na minha opinião sim, pois dependendo da situação econômica de cada pessoa será o sucesso de cada um,pois as escolas particulares tem um melhor ensino do que as escolas públicas, assim quem tem situações econômicas melhores estudarão em escolas particulares e terão um melhor ensino, mas existem alunos que se estudarem em escolas públicas ou particulares terão ótimas notas e um bom futuro.

Por: Rafael Augusto Hernandedes.
Número: 54

Adriana Cristina Alexandrino disse...

Na minha opinião depende da educação que você recebe, pois mesmo sendo de uma classe mais privilegiada o seu comportamento não está relacionado com o dinheiro e sim com o que você aprendeu em casa. Muitas vezes as pessoas de classes mais baixas se dedicam mais, pois querem ter uma vida melhor que a dos pais, mesmo assim existem as pessoas que pertencem uma classe mais alta que tambem se dedicam para que o dinheiro que o pai investe surga efeito no futuro.
Em relação a religião, a etnia e outros, eu acho que não influência tanto como a financeira. Mas também depende do pensamento de cada um, se você acha que não vale a pena investir no seu futuro é melhor parar de estudar do que ficar investindo o dinheiro e tempo na educação.
Por: Adriana Cristina Alexandrino
Nº: 01

Unknown disse...

Na minha opinião, as condições em vivem os alunos, podem influenciar na aprendizagem e também no seu sucesso escolar.
As condições econômicas influenciam, pois se ele precisa ajudar no orçamento familiar, ou se a família está passando por dificuldades financeiras, com certeza isso influenciará na sua aprendizagem.
A “família” é o porto seguro de todas as pessoas, principalmente para nós que somos alunos adolescentes e precisamos sempre do apoio de nossos familiares. Quando temos dificuldades é a ela que procuramos em primeiro lugar.
Por:Venâncio Rossi

Cesar Augusto Beletatti disse...

Na minha opiniao, acho que nao, pois o sucesso de um individuo não depende da sua classe social, nem da sua cor e nem religiao, pois tudo vai depender de seu interesse e da sua capacidade de escolha, de escolher a coisa certa no momento certo.

Por: César Augusto Beletatti

Anônimo disse...

Sim, e isto podemos presenciar verificando a quantidade de alunos, por exemplo, de origem pobre que se encontram nas Universidades Federais.Estes não têm condições de competir, em vestibulares, com estudantes que sempre estudaram em colégios particulares e, sendo assim, poucos e muitos poucos conseguem chegar lá e, conseqüentemente, invertendo-se a regra: colégio público - universidades federais e colégios particular - faculdades,pois teriam mais condições.

por: Kelven Jhonnes
n:40

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Acredito que não,pois não é o dinheiro ou a religião ou mesmo a família que vai influencia o estudante há ter ou não um estudo adequado.Todos nós temos inteligência,mas tem uns que sabe usar e tem outros que não sabem usar.
Por:Bruna Morais
Número:11

Anônimo disse...

Sim, pois pessoas com menos dinheiro tem mais dificuldades para conseguir entrar em uma escola particular, com melhores ensinos; mas tudo depende da força de vontade da pessoa em querer estudar.
Por: Felipe Yukio Fupunaga

- carla letícia disse...

Na minha opinião, classe social e religião não influenciam na educação e nos estudos das pessoas, pois existem pessoas sem condições que tem um esforço bem maior do que os que tem condições, e por isso o conhecimento e inteligência é bem mais dos que tem mais chance de ter um bom investimento em suas profissões. O esforço de hoje para os estudantes independente também da posição social, será um grande sucesso no amanhã !

Por: Carla Letícia Alves.
n.-13

=)

duh disse...

acredito que sim,pois quando a pessoa quer e vai atras e tera méritos. e para isso ela precisa ter o interesse.

Anônimo disse...

Eu acho que todos esses fatores influenciam o sucesso escolar dos alunos , mas principalmente , o fator econômico e étnico ; Já a religião não usa muito do recurso escolar como palestra , como a economia e a étnica vivem praticamente disso , por exemplo , para uma pessoa se dar bem economicamente falando se tem que estudar e para ser uma pessoa com voz ativa , com “ moral “ na sociedade ele tem que ter pelo menos uma faculdade completa . E já por exemplo para ir a Igreja , não precisa nem saber ler .

Por : Andréia Rocha , n : 8

murilo disse...

Bom, no meu ponto de vista, eu acredito que as condições financeiras e familiares influenciam diretamente na aprendizagem do aluno. Pois há muitos adolescentes que precisam trabalhar para ajudar na renda familiar, ocupando seu tempo livre com o trabalho, e deixando os estudos para segundo plano.
E nós adolescentes precisamos ter uma boa estrutura familiar, para conseguir nos concentrar em assuntos escolares.
Mas também há o outro lado de tudo isso. Hoje no Brasil nos temos alunos bons em medianas e ate ruins instituições de ensino, como há também alunos ruins em instituições ótimas.
Então temos que levar em conta que se o aluno tiver força de vontade e vontade de aprender, independente da instituição, se publica ou particular, se ele se empenhar ao Maximo ele obterá ótimos resultados. Basta querer!

Murilo Navarro. Nº. 50.

Caarool disse...

Acredito que sim, pois se o estudante tem alguem que esteje apoiando-o concerteza ele desenvolverá um conhecimento com mais facilidade, mas isso não depende simplesmente da classe social em que a sua família esteja incluida, mas sim da educação que seus pais lhe ensinaram, porém aquele que pertence a uma classe mais alta certamente terá mais facilidade em adquirir livros necessarios para sua aprendizagem e lógicamente conseguir passar numa boa faculdade, e ter um emprego ecelente.

Por: Carolina B. Vedoveto

Nº: 15

Unknown disse...

Sim.Pois as variantes etnicas,economicas e religiosas demonstram que como em outros aspectos o estudo também possui o seu perfil.E o que diferencia os bons dos não bons é o esforço de cada um.

Isabella Beatriz Gouvea.
N: 33

Thamires Beletato disse...

No meu ponto de vista, a origem economica, não influencia no sucesso escolar de um aluno, pois dinheiro não compra inteligência. O que vale mesmo é esforço que cada um tem para adquirir o conhecimento.

Por exemplo:

Pessoas que não tem condições e estudam a vida inteira em colégio estadual e hoje tem seus grandes negócios por serem reconhecidas pelo seu esforço e conhecimento. E pessoas que estudam a vida inteira em colégio particular, que tem pai com influência na sociedade e não dá valor aos estudos, e acabam não sendo ninguém no futuro.
Enfim, acho que o sucesso não está no dinheiro, e sim no esforço e interesse que cada um tem para ampliar seus conhecimentos

Por: Thamires Beletato
n° 59

Alana disse...

Acredito que a origem pode influenciar em alguns casos, mas não chega a determinar até onde cada um pode chegar. Já a força de vontade, a dedicação, a persistencia e o talento individual são alguns fatores que realmente influenciam no sucesso escolar, e com isso, também na carreira profissional
Por: Alana Enz Rossi

Anônimo disse...

Em geral sim. Pessoas com classes sociais elevadas tem o privilégio de optar por um ensino melhor, enquanto os de classes inferiores, por não terem oportunidade se contentam com as precárias condições do ensino público. Isso causa uma grande desigualdade entre os estudantes de classes inferiores, que apesar de se empenharem ao máximo, muitas vezes, não se sobressaem entre os estudandes de melhor condição, que estão mais preparados para os vestibulares. Obviamente a culpa não é dos estudantes, e sim do governo que simplesmente não se preocupa em oferecer ensino de qualidade. Cabe aos alunos desprivilegiados, tentarem ampliar seus conhecimentos, com os meios que conhecemos : internet, livros, etc. Cada aluno tem a obrigação de estudar, mais tem o direito de exigir melhores condições de ensino. As consequencias do descaso do governo, referente a educação, já estão frente aos nossos olhos. Basta tirarmos esta venda que nos cega, e nos impede de ver tanta injustiça.
Enfim, o sucesso do aluno, não vem exatamente de sua origem, ou classe social. Existem vários fatores que irão definir seu sucesso. Basta a força de vontade dos alunos, e as melhorias no serviço do governo. Mas, assim como os alunos, o governo brasileiro, ainda tem muito o que aprender...

Aluno: Tassany H. Medina
nº: 56

Anônimo disse...

Bom, tudo depende do aluno,pelas origens citadas, nada delas enfluencia muito o aluno.A coisa que ele mais precisa é da vontade pois não importa a cituação economica,étnica,religiosa, o que importa é a vontade do aluno estudar, e consiguir alcansar seus objetivos.
Thiago Presente Fedrigo
n 61

Unknown disse...

Na minha opinião a origem do estudante nao tem influência no seu sucesso escolar. Pois em relação a origem econômica, se a pessoa por si própria não tem condição de manter um estudo, o governo proporciona muitas maneiras de um aluno de classe baixa fazer parte de uma escola. E se esse aluno quer realmente ter um bom sucesso escolar, ele terá.

Aluna: Carla Pereira
Número: 14

Anônimo disse...

Acredito que sim, pois o conhecimento verdadeiro está pautado primeiramente na estrutura familiar, na qual se insere a educação vinculada a religião. A mesma, ajuda no desenvolvimento do caráter da pessoa e o aprendizado transmitido através de gerações.

A economia, não afeta o sucesso escolar de um aluno, pois isso depende se ele tem um planejamento escolar a que quer cumprir para dar uma vida melhor para si mesmo e para seus familiares, mesmo sendo de uma familia rica, ele tem uma meta ou um sonho a se realizar e para isso ele tem que correr atras e nao depender apenas de seus pais, para ter um emprego, ganhar seu próprio dinheiro, e dar orgulho a eles, por tem investido nele.

A questão étnica, é um aspecto desfavorável para a igualdade racial, por exemplo: o sistema de cota, é uma iniciativa do governo onde tenta buscar a igualdade, mas acaba diferenciando os alunos, através da "cor", deixando de fato um passado inacabado.

Por: Lucas Beletatti Avansi

Anônimo disse...

Sim, existe a influencia da escola por onde esta pessoa passou pelo o que foi estudado e a qualidade do ensino, mas acima de tudo a vontade e a dedicacao do aluno perante aos estudos e sempre pensando "alto" leva essa pessoa a obter sucesso na sua vida, independentemente do ensino ao qual foi levado.

Vinïcius Mosini Reis
n.64

Priscilaa . disse...

Creio que não tem tanta influência, tudo vai do aluno se ele tem vontade de estudar e vencer na vida estude. mesmo um Joven sendo de uma familia pobre ele pode ser um grande empresario respeitado, enquanto muitos empresarios de Classes altas não tem tanto respeito.
Sendo ou não de uma familia de classe social alta ou baixa todos os jovens tem direito de ter uma boa Faculdade.

Por: Priscila Belo Casagrande

Nº: 53

Anônimo disse...

Atualmente, nos colégios públicos, há professores que não assumem o comprometimento de ensino e existe também a falta de estrutura juntamente com o desinteresse dos alunos. Mas se o estudante realmente quiser aprender e ser alguem na vida, tentará em qualquer escola.
Nos colégios particulares por exemplo, há alunos que têm tudo para serem pessoas bem sucedidas, no entanto, não aproveitam essa oportunidade ignorando os afazeres escolares.
Tudo depende do aluno, claro que se ele não tem uma base familiar, terá muito mais dificuldade para alcançar o sucesso profissional.

Amanda Bassi Lagana
No: 3

Anônimo disse...

Oi eu sou o goku!




by lfm

Ana Beatriz disse...

Eu penso que não tem nada a ver porque a classe social nao vai te dar a inteligencia, isso tem que ser adquirido pelo aluno com seu esforço e persistencia na vontade de melhorar na escola.





n°: 6