" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Reflexão Sociológica


Leia o texto abaixo [disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/cony_20000504.htm] e responda:

A internet nos aproxima de muitas pessoas que nem conhecemos, mas parece que nos distancia de quem está perto de nós. O que você pensa disso?

Vizinhos e Internautas

Estudiosos do comportamento humano na vida moderna constatam que um dos males de nossa época é a incomunicabilidade. Já foi tempo em que, mesmo nas grandes cidades, nos bairros residenciais, ao cair da tarde era costume os vizinhos se darem boa noite, levarem as cadeiras de vime para as calçadas e ficar falando da vida, da própria e da dos outros.

A densidade demográfica, os apartamentos, a violência urbana, o rádio e mais tarde a TV ilharam cada indivíduo no casulo doméstico. Moro há 20 anos num prédio da Lagoa, tirante os raros e inevitáveis cumprimentos de praxe no elevador ou na garagem, não falo com eles nem eles comigo. Não sou exceção. Nesse lamentável departamento, sou regra.

Daí que não entendo a pressão que volta e meia me fazem para navegar na Internet. Um dos argumentos que me dão é que posso falar com pessoas na Indonésia, saber como vão as colheitas de arroz na China e como estão os melões na Espanha.

Uma de minhas filhas vangloria-se de ser internauta. Tem amigos na Pensilvânia e arranjou um admirador em Dublim, terra do Joyce, do Bernard Shaw e do Oscar Wilde. Para convencê-la de seus méritos, o correspondente mandou uma foto em cor que foi impressa em alta resolução. É um jovem simpático, de bigode, cara honesta. Pode ser que tenha mandado a foto de um outro.

Lembro a correspondência sentimental das revistas de antanho. Havia sempre a promessa: "Troco fotos na primeira carta". Nunca ouvir dizer que uma dessas trocas tenha tido resultado aproveitável.
Para vencer a incomunicabilidade, acredito que o internauta deva primeiro aprender a se comunicar com o vizinho de porta, de prédio, de rua. Passamos uns pelos outros com o desdém de nosso silêncio, de nossa cara amarrada. Os suicidas se realizam porque, na hora do desespero, falta o vizinho que lhe deseje sinceramente uma boa noite.

49 comentários:

Sociologia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sociologia disse...

Oi Rose, tipo acho que nós hoje em dia não damos valor a nosso vizinhos. Estava flando com a minha mae e la me conto que ela ficava ate 20:00 na rua com os amigos dela. Hoje a essa mesma nós estamos na internet na televisão e não nos damos conta o quanto isso nos prejudica. Queria muito ter tido a oportunidade de ficar ate 20:00 na rua com meus amigos . Mas hoje em dia não fazemos isso , nao damos boa noite nao damos boa tarde. PRa xegarmos mais rapido pra flar com noosos "amiigos" internautas. Bom é isso Rose.
Beeijos ;D

Thaís Prevital

Anônimo disse...

Oii Rose, a internet nos distancia das pessoas que estão perto de nós sim, mas a pessoa também tem que saber o quanto ela pode ficar na internet sem que ela se distancie dos seus amigos próximos. Eu por exemplo, quase sempre vou à casa da minha vizinha de noite e a gente fica conversando, a minha mãe coloca horário pra eu ficar na internet, eu acho isso bom até.
É isso, tchau, beeijos.


Marcos Usso

Anônimo disse...

A internet realmente tem nos afastado muito das pessoas,como no exemplo que você deu na sala:que as vezes nós passamos horas na internet,e nem sabemos o que está acontecendo na nossa casa,com as pessoas que nós convivemos.Também é prejudicial pois,as vezes estamos conversando com alguém pensando que ela é uma pessoa,mas na verdade é outra.
Mas também existe o lado bom,que é o de poder conhecer pessoas novas, de outros lugares,entre outros...
Bom é isso
Beijos *-*

Anônimo disse...

A internet tem as seus defeitos e suas qualidades.Os defeitos são que por exemplo:podemos estar falando com uma pessoa ,mas na verdade ela é outra.Que deixamos de nos comunicar com as pessoas que nos cercam,etc.
As qualidades são que,podemos conhecer outras pessoas,de outros lugares,e assim vai.
Eu acho que é isso
Beijos *-*
Ana Carolina Chiarelli

Anônimo disse...

Eu acho Rose que a internet está nos afastando das pessoas mais próximas sim, mais hoje em dia não podemos pensar só na internet temos que conviver também junto com os amigos, familiares etc.
Mais também pela internet podemos conhecer pessoas novas, entre outros..

Beeijo :D

Thaynara Faleiros

Anônimo disse...

Tudo tem dois lados, a modernidade juntamente com a tecnologia nos proporciona comodidade, mas pode nos afastar da realidade. Amigos virtuais temos, mas quem são ? Como são? Existe perigo sim, temos que ser cuidadosos, e estar sempre atentos para não passar informações sigilosas de nossa vida particular, pois não sabemos realmente quem está do outro lado. Por outro lado podemos manter contato com parentes distantes, amigos e professores, como estou fazendo agora, mas sem deixar de ter uma vida social ativa.

Giovanna Simonetti :)

Anônimo disse...

bom a internet possui um lado positivo porque as vezes nao ficamos apenas falando com outras pessoas, mais tambem fazemos pesquisas, entre outros; possui um lado negativo tambem, as vezes nao nos deparamos quanto tempo ficamos na frete do computado e isso faz com que nao percebamos oqu acontece ao nosso redor, em nossas casas, muito menos com os vizinhos.
Acho que deveriamos passar menos horas na net.
É isso ai..
tchauu
bjss :*

Renatta Potoski

Unknown disse...

Bom eu acho que muitas vezes esquecemos da nossa família, e quando nos damos conta estamos se afastando deles. Quando percebemos, nós estamos totalmente fora dos assuntos familiare.A maioria das vezes nem sentar na mesa para comer com a familia sentamos, e sim ficamos em frente ao computador. Mas por outro lado a internet faz com que conhecemos, pessoas de muito longe e até mesmo converssar com parentes que não moram próximo a nós. Penso que devemos até frenquentar a internet mas também temos que separa um tempo para a nossa família.Bom acho que é só Rose... bjo's


Isabella Maria

Bruna Stéphanie!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Stéphanie!! disse...

Bom Rose, na minha opinião a internet tem o seu lado bom mas, muitas das vezes deixamos de ficar com os nossa família para ficar em frente ao computador conversando com os nossos amigos internautas.
emtão basta cada um de nós separar um tempo determinado para cada coisa não é mesmo?
bom acho que é só isso..
bjOos =*

Bruna Stéphanie

Anônimo disse...

Um dos maiores meios de comunicação usados nos dias atuais,é a internet,com ela sempre estaremos informados,ou sempre informando alguem.No caso muitas pessoas colocam a internet,como hobby,ficar navegando,e acabam esqecendo de tudo.

Como exemplo posso até,citar algumas fazes de minha vida,em que muitas vezes deixei de ir jogar basquete,ou sair com os amigos,para ficar na internet.Fiz muitos amigos navegando,mas tenho muito mais fora desse mundo virtual.

José Paulo Besbati Vilas Boas
N:26
1º EM

Anônimo disse...

Nos dias de hoje conversar com os vizinhos não é tão importante quanto conversar com alguém que mora a quilômetros de distancia de você. Com a modernidade as pessoas estão se isolando da sociedade e se acomodando em sua casa, em seu computador, em sua televisão. O avanço da tecnologia vem nos proporcionado a passarmos mais tempo em casa e até mesmo nos distanciando da nossa própria família, para conversar com pessoas que talvez nem sejam o que nós pensamos. Mas isso acontece mais em cidades grandes, que vivem cercadas de roubos, sequestros e etc. As pessoas buscam se isolar da sociedade para não sofrer o risco de perder os seus bens matérias, mas nas cidades menores ainda resta uma minoria que ainda se reunem para conversar até altas horas da noite, digo isso porque já tive a oportunidade de morar em cidade pequena. Acho que as pessoas deviam se importar mais em se integrar na sociedade do que se afastar dela, porque se a gente se afasta de todos os problemas, então quem vai tomar uma iniciativa para solucioná-los?

Por: Artêmio Cassol Neto.

Unknown disse...

Bom Rose, eu concordo, pois na minha casa mesmo tem um exemplo disse, meu irmão fala com nossos vizinhos pelo MSN, mas esqueci que de vez enquanto pode ir na rua ou na casa deles para conversar.
Mas não é só ele, existem muitas pessoas que são assim. E eu não só de acordo com isso, pois as pessoas, os amigos se distanciam, para poder ficar um pouco mais no computador e esquecendo que talvez o amigo, o vizinho precisa de ajuda mais que não da pra ser pelo computador. Esquece até mesmo da sua família, talvez fala mais com alguém no MSN do que com alguém de sua própria casa.
Bom eu acho que é só isso mesmo.
Beijos
De: Juliana C. Sorpilli

Sociologia disse...

Hoje em dia,nós muitas vezes damos valor a uma conversa pela internet entre vizinhos,do que uma conversa olho no olho.
Isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico,que na maioria das vezes quer nos colocar diante desta situação.Muitas vezes conversamos mais com um amigo,pela internet do que um familiar que mora no mesmo ambiente,ou até mesmo aqueles que moram na próxima quadra,não nos enteressa,o que nos enteressa é transmitir o assunto o mais rápido possível,ou seja,pela internet.


Tayla Carolina da Silva

Sociologia disse...

Hoje em dia,nós muitas vezes damos valor a uma conversa pela internet entre vizinhos,do que uma conversa olho no olho.
Isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico,que na maioria das vezes quer nos colocar diante desta situação.Muitas vezes conversamos mais com um amigo,pela internet do que um familiar que mora no mesmo ambiente,ou até mesmo aqueles que moram na próxima quadra,não nos enteressa,o que nos enteressa é transmitir o assunto o mais rápido possível,ou seja,pela internet.


Tayla Carolina da Silva

Sociologia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Em minha opinião a internet, distância um pouco as pessoas que moram perto uma das outras, ou seja, os vizinhos porque as vezes as pessoas preferem dialogar, com outras,do outro lado do mundo, ao invés de conversar com aquelas que moram perto de você.
Mas a internet não é tão ruim porque conhecemos diversas culturas. Às vezes deveríamos deixar um pouco a internet de lado, e viver, ou seja, jogar conversa fora com os amigos que sempre estão conosco ao invés de conversar com aqueles que moram do outro lado do mundo.
Beijos Rose. =D
Amanda Santos Batista nº02

Natália :D disse...

Oii Rose,bom..Acho que a internet nos distancia de quem está perto de nós sim,muitas vezes,prefirimos conversar com alguém que nunca vimos,do outro lado do mundo,e nos esquecemos de viver a vida real,as vezes prefirimos ter amizades pela internet,do que conversar com quem mora com a gente ,com quem nos ama de verdade...
Por outro lado,a internet as vezes pode servir pra algo bom,tipo,reencontrar com amigos que não viamos a muito tempo,ou então pra manter contato com alguém que está longe e tal,mas acho que tudo tem seu limite,éé isso (:

beeijos


Natália Querubim Faria :*

Anônimo disse...

Atualmente nós utilizamos a Internet para fazer pesquisas e conversar com outros internautas e amigos.
Mas, muitas vezes encontramos sites que não são adequados para nós. Outro fator que nos afasta dos mais próximos é que às vezes conversamos com vizinhos por MSN quando poderíamos conversar pessoalmente.

Por Erick William

Unknown disse...

Eu acho o seguinte, a internet nos afasta de amigos, parentes, vizinhos e até mesmo de coisas da escola. Mas também temos que saber dividir certas coisas, precisamos disso. É provável que em alguns casos as pessoas de dêem melhor pela internet do que por uma cnversa OLHO NO OLHO. Emuitas vezes precisamos mais d eum abraço do que só uma conversa pela internet.. com isso perdemos ( no meu caso ) muitas amizades, porque deixamos de nos relacionar com as pessoas que estão no nosso lado..
Bom, é isso! ;)
Beijos ;*
Veruska Renata Podolan Eurich, 44.

Sociologia disse...

Na internet nos expressamos com mais facilidade ,pois falamos coisas que não teríamos coragem de dizer pessoalmente,sendo assim prejudicial, pois perdemos o contato físico ,acarretando o modo de se comunicar cara a cara com as pessoas.
Por outro lado, estamos conectados ao mundo mas ao mesmo tempo isolados.
De certo modo homens preferem a incomunicabilidade pois acham que assim estão livres da violência que assola nosso mundo.
Acredito que antes do surgimento da internet as pessoas eram mais felizes ,vivendo cada segundo com amigos, familiares e outras pessoas a sua volta.
beijosss...
Isabella Ferracini Fouto

Sociologia disse...

Oi Rose, existem vários pontos positivos e negativos na internet. Os positivos e que ela facilita muito nossa vida: traz notícias mais rápidas, facilita as pesquisas e nos ajuda a conhecer pessoas do outro lado do mundo. Os negativos é que a internet nos distancia de nossas famílias e de todos na nossa vida em sociedade, também podemos nos enganar com e pessoa com quem estamos falando, pensar que é uma e na verdade é outra pessoa.
Beijo;*
Kaory Ferreira Kitagawa

Talis disse...

Concordo com isso pois temos mais mais facilidade e praticidade entrando na internet pois nos poupamos do trabalho de sair de casa só entramos na internet isso nos distancia dos nossos vizinhos e pessoas proximas pois nos veremos apenas através da internet mais se vermos bem por outro lado nos aproxima de pessoas distantes que não vemos a bastante tempo ou ate pessoas que nunca vimos.

bjos Rose

ASS: Talis

Sociologia disse...

Antigamente quando não se existia tanta tecnologia os vizinhos eram mais próximos uns dos outros, se cumprimentavam e conversavam.Atualmente com os nossos avanços tecnológicos e cada um por si e muita vezes sem um simples "bom dia" ou até mesmo um "oi".
As pessoas conversam mais na internet do que pessoalmente, com as facilidades que temos hoje podemos conversar com pessoas que estão do outro lado do mundo.
Algumas pessoas chegam a mentir sobre suas características e mandam fotos de outras pessoas para convencer a pessoa com quem se está conversando que são quem realmente não são.Amizades hoje são virtuais.
Acham mais cómodo passar o dia conversando com uma pessoa pela internet do que conversar com pessoas que estão ao seu lado, muitas vezes precisando de um amigo.
Definitivamente a sociedade de antigamente não é a mesma sociedade de hoje.
Renata Miranda Curti

Sociologia disse...

Hoje em dia a Internet está nos afastando das pessoas que nos ama .Porque antigamente as famílias assistiam televisão todos reunidos e os vizinhos as vezes ia assistir todos juntos . Mais hoje em dia cada um tem a sua televisão , seu computador e com isso foi acabando esses momentos de prazer que havia naqueles momentos ...

by : Tayná Figueira

gabriel vinícius disse...

A internet tem os defeitos e as qualidades.

Defeitos: ela nos distancia dos nossos amigos e até mesmo dos nossos familiares, pode fazer mal a saúde e até comprometer a sua vida conversando com pessoas erradas!

Qualidades:
Você pode fazer pesquisas muito boas e que vão ensinar muito a você, conhecer novas pessoas, se divertir e etc.!

Então, o melhor a ser feito é controlar o tempo que você fica na internet, saber quem é certo para conversar e quem não e várias outras coisas, assim você terá uma vida saudável, sem problemas causados pela internet e vai sempre estar com seus amigos e parentes!

Por: Gabriel Vinícius Antonio

Unknown disse...

Estamos trocando nossos vizinhos/amigos por maquinas, computadores, TV.
Cada vez mais estamos nos distanciando de nossos amigos e até mesmo de nossos familiares.
Existe sim o lado bom, mas tambem o ruim, e isso leva o afastamento das pessoas ao nosso redor.
Temos que tomar consciencia que a internet está nos 'desligando' do mundo.
Enquato estamos mechendo no computador,poderiamos estar dando boas risadas com nossos vizinhos.
Eu sei como isso é legal, pois eu sempre converso ate de madrugada na rua com meus vizinhos!

Thaisa Melara !

Anônimo disse...

Bom, a internet nos afasta sim das pessoas que nós gostamo e muitas vezes "tira" o nosso tempo de conversar com as familiares e amigos.
Hoje em dia muitos adolescentes preferem ficar no internet do que sair com os amigos e tal...
Muitas mães colocam horarios para entrar e sair da internet e isso aproxima mais as familias...
É isso...

Por: Larissa Luana
N°: 29

ana biia disse...

ana beatriz:
Bom Rose, acho que as pessoas de hoje em dia se dão melhor até com amigos da internet, e as vezes com pessoas que a gente nem conheçe ;/
os vizinhos não são mais como antes, como dizia o texto.
Muitas vezes eles são: arrogantes, ignorantes e mal educados!
Aqui em casa por exemplo, nós não nos damos muito bem com os nossos vizinhos, eles são meio impacientes a respeito de festas, som, barulho, coisa e tal.
Mais temos que pensar em um modo de nos interagir mais com as pessoas próximas, porque afinal são elas que estão aqui pra tudo ;D
é isso ;P beeijos rose *-*

por: ana beatriz da cunha, RÁ

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, os vizinhos hoje são vistos simplesmente como a pessoa que mora ali do lado, não como amigos.
A pressa é a umas das principais causa desse afastamento. Hoje não temos tempo de nem comprimentar nossos vizinhos, muito menos de ter uma boa conversa. A internet e a violência também são responsáveis por isso, não podemos ficar até tarde na rua porque corremos o risco de sermos assaltados. Então somos "obrigados" a entrar em nossas casas e ficarmos na frente do nosso computador falando com nossos amigos que moram a quilômetros de distância em vez de falarmos com aquele que mora logo ali.
Rafaela Gasparotto Moser ;D

Carol disse...

Na minha opinião as pessoas estão cada vez mais distantes uma das outras devido a televisão e principalmente da internet. Isso deveria mudar, para que as pessoas olhassem mais em volta e percebia que existe pessoas, vizinhos esperando apenas por um bom dia ou mesmo de um sorriso, deixamos isso de lado para falar muitas vezes com quem nem conhecemos, tudo uma farsa, apenas ilusão de ter muitos amigos.

Caroline Delivio Zappielo

Tauane disse...

A internet tem nos ajudado muito no avanço do conhecimento, principalmente nas pesquisas, temos mais rápido as noticias. Mas por outro lado, nos faz escravos dela, como por exemplo: o uso inadequado ou seja deixamos nos envolver em coisas que nos levam a loucuras, muitas vezes nossos pais nos alertam e não damos a minima atençao.Isso nos faz distanciarmos de nossos familiares e aproximarmos de várias pessoas que nem sabemos quem é..

Unknown disse...

Bom Rose.No mundo de hoje , as pessoas estão cada vez mas afastadas umas das outras.A maioria dos jovens, conhecem pessoas até de outros paises, e viram amigos sem apenas saber como a pessoa do outro lado é.
A internet afasta muito as pessoas, pq vc acaba Arrumando amigos virtuais . A Internet esta envolvendo as pessoas de maneira Terrivel,Eles naõ sabem, mais Oque são amigos verdadeiros ! e neem vem, as pessoa que moram do seu Lado. Beijoos ;D

Danhara Nathany Longhi

Mandy Catherine disse...

Atualmente a vida de todos está voltada a internet ,se uma pessoa quer saber uma notícia,músicas,conversar com outras, sempre recorrre à internet,pois nossa realidade,nossa geração já está acostumada com isso.
Há vários benefícios gerados pela internet como:novos conhecimentos, novas amizades , a velocidade de meios de comunicação,entreterimento e vários outros...
Mas também muitos malefícios pois podemos correr vários riscos, como falsa identidade, violência,utilizar a internet para uso irregular.
A internet pode ter como argumento positivo , nos aproximar do mundo e romper barreiras entre culturas,leis e regras.Mas se formos ver a realidade vemos que ela acaba nos afastando de nossa família,amigos ,pessoas com que convivemos e voltando nossas atenções apenas para a internet, com a desculpa que estamos aumentando nosso conhecimento!Essa é a realidade de nosso mundo uma sociedade voltada à tecnologia!!!!!!!
BJINHOS!!!! :)
Amanda Catherine n°1 1°EM

Ruan disse...

Bom Rose,eu concordo,pois hoje em dia nós nao encontramos nossos vizinho e quando encontramos mal os comprimentamos . Em relaçao a internet tem suas vantagens e desvantagens.
vantagens: você pode fazer pesquisas,se divertir ect.
para que nao ocorram desvantagens use a internet com responsabilidade e moderação assim sempre vai estar com seus amigos e parentes.

Anne disse...

A questão de ter internet em casa e nao ter contato com os vizinhos e até mesmo com quem convive com voce todos os dias, é muito importante debatermos, pois cada um tem um modo de pensar, uns acham que isso é normal e que a tecnologia de poder conversar com pessoas do outro lado do mundo é uma coisa que nao se pode perder e nem deixar de lado, vivem 24 horas conectados. Mais a minha opinião é diferente, devemos sim usar a internet, mas com limites, conversar com os vizinhos, amigos e com quem esta dentro de sua casa é muito mais importante, pois nao sabemos se a pessoa que conversamos pela internet é realmente o que diz ser e muitas vezes pessoas se relacionam e quando vão se encontrar pessoalmente nao é nada do que imaginavam. Temos que saber usar e tentar nao nos afastar tanto de nossos amigos de convivencia e nossos familiares.

Beeijos*

Andrei disse...

bom eu acho que a internet atrapalha as pessoas quando elas não tem controle sobre o tempo, se usar com moderação sem estrapolar nos tempos
não tem problema, pois a internet também tem suas vantagens de voce poder conversar e ver pessoas distantes.
Acho que quando voce tem uma pessoa que mora perto é melhor que voce vá a casa e não fica conversando no msn até com seus vizinho.

Andrei Oláh

Anônimo disse...

Bom,eu acho que nós hoje em dia não ligamos más aos nossos próximos(Família,vizinhos), más ligamos á pessoas que nem conhecemos ou nem se quer sabemos se existi(MSN)!!!!
Nós ficamos mas tempo na internet do que com nossos familiares.
E a internet pode muitas vezes acarretar riscos para nós.Mas mesmo assim nós enfrentamos estes riscos para conversar com pessoas que se quer conhecemos!!!!!

Gustavo disse...

bom Rose,eu acho que internet cada dia mais esta ficando perigosa pois tem algumas pessoas que tem mais amizades com amigos virtuais do que seus vizinhos ou até com seus próprios familiares,mas eu acredito que um dia isso pode mudar e que as pessoas controle seu tempo na internet :d

beijos
at+

biasartini :) disse...

Na minha opinião, a internet muitas vezes aproxima as pessoas umas das outras. Por um lado, nós abrimos nossa mente para outros mundos, como o da música, da televisão e até mesmo o mundo real. Nós conhecemos pessoas, fazemos amizades, ficamos atualizados. Mas por outro lado, algumas pessoas não tomam controle da própria vida, e faz com que a internet faça isso, com que a internet seja o centro de sua vida, e acaba esquecendo que existe o mundo real. Esse é um dos motivos para muitos problems sociais. Como por exemplo, casos de pedofilia, discriminação, agressão moral e psicológica.

Por: Beatriz Delpreto Sartini ;)

ToRvic disse...

Oii Rose,a internet nos afasta muito da nossa vida social e faz com q nós temos uma vida mais virtual.E isso prejudica muito nosso desenvolvimento social.Ela faz com que nos distanciamos das pessoas, tipo se tem parente na sua casa que vem pra fala com voçê ,e voçê nem liga pra ela fica na internet ela ta destruindo sua vida social e fazendo uma nova vida pra voçê,a virtual.Voçê vai deixa seu amigos de tantos anos de amizade por amigos q voçê nunca viu na vida e acabo de conheçe na internet.
É isso.
Bjoo ;D
Victor Hugo

Gabriella, :D disse...

Bom Rose, eu acho que as pessoas não se afastam muito das outras, e sim, se unem um pouco mais.. Apesar de computadores, serem máquinas, as pessoas que tem uma certa dificuldade em conversar com as outras, podem se comunicar pelo seu computador. Podem tambem fazer novas amizades, se aproximar, e ter novas oportunidades de se expressar. Mais todo lado bom, tem seu lado ruim, e tanto como ficar na Internet é muito bom, tambem é muito ruim, porque as pessoas se afastam do convivio pessoal, esqueçem de como é bom ter uma conversa pessoalmente. Hoje em dia, as pessoas dão mais valor a ficar em conversar por Messenger, do que ficar conversando na rua, ou até mesmo por telefone. Mais cada um vê a internet com uma visão. A minha opinião é essa. Obrigada Rose.

Gabriella Cavasotti,18

Anônimo disse...

Acho que atualmente nós prestamos mais atenção nas pessoas com quem nos relacionamos na internet do que com a nossa própria família. Não conversamos com nossos vizinhos, e muitas vezes não conversaamos nem com nossos pais. Acho que as pessoas deveriam continuar usando a internet pra se comunicar, mas não exageradamente. Não devemos esquecer de pessoas que estão perto de nós pra conversarmos com pessoas que estão a quilômetros de distância. Temos que primeiro nos relacionar no mundo "real" para depois irmos para o mundo "virtual"

Fabiana Coury

Anônimo disse...

Rose!acho que o computador distâcia a gente das nossas familias do nosso meu e etc...só que tem pessoas que vem o computador como uma maneira de fugir do mundo real é no caso dos adolecentes a maioria veem o computador como se fosse um portal para outro mundo onde não teríamos pais,maes e etc...mandando na gente onde você é o que vc quer.Essa é a minha opinião..bjs
nome:Emmanuely Karine F. da paz

Bozoo disse...

Por favor.. eu qro o texto VIZINHO INTERNAUTAS!
Não essa Merda q táh aparecendo akew....
se alguém achar esse texto dexa aki...preciso fazer um trabalho desse texto, pra amanhã..

Anônimo disse...

por favor.. eu qro o texto VIZINHO INTERNAUTAS!
Não essa Merda q táh aparecendo akew....
se alguém achar esse texto dexa aki...preciso fazer um trabalho desse texto, pra amanhã..

Anônimo disse...

por favor.. eu qro o texto VIZINHO INTERNAUTAS!
Não essa Merda q táh aparecendo akew....
se alguém achar esse texto dexa aki...preciso fazer um trabalho desse texto, pra amanhã..