" Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo Da Vinci)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ilha das Flores

Reflexão para o Terceirão
___________________________

Valendo 30 pontos do próximo Simulado, assista ao curta "Ilha das Flores", dirigido por Jorge Furtado e narrado por Paulo José. Depois elabore uma pequena resenha que evidencie o processo de exclusão e desigualdade, assim como o conceito de liberdade (máximo de 20 linhas).
__________________________________


Direção: Jorge Furtado
Produção Executiva: Monica Schmiedt, Giba Assis Brasil e Nora Goulart
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Roberto Henkin e Sérgio Amon
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Geraldo Flach
Direção de Produção: Nora Goulart
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo

Uma Produção da Casa de Cinema PoA

Elenco Principal:
Paulo José (Narração)
Ciça Reckziegel (Dona Anete)

____________________________

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

22 comentários:

Rosemeire Antonio Bassi disse...

Esqueci da data de entrega: até o dia 30 de março. Pode ser enviado pelo mesmo e-mail da atividade anterior ou impresso.

Anônimo disse...

oii Rose tudo bem com você ?
É eu sei como que é isso aii ; é um problema ; ,ais a diferença dessas duas coisas é : os vizinhos quase num se falam um ciom os outros nem se quer um bom dia .
Mais agora com a internet tudo é possivel ; você faz tudo pela internet hoje.
Ainternet na vida das pessoas hoje mudou muito ; mesmo você num falando com o seu vizinho cara a cara ; você ppode estar falando com ele(A) pela internet e você nem sabe que e ele (o vizinho)
essa é a minha opinião
bjs

té mais



de erick willian

rose eu te amo

Anônimo disse...

Este curta gaúcho explora em seu roteiro a contradição que parte da idéia econômica de lucro, pela situação dos habitantes de uma ilha transformada em lixão, onde a prioridade dos "restos" é dada para alimentar os porcos, e então o resto dos restos dos porcos, são utilizados pelas pessoas que não tem outra opção de viver, a não ser essa.
O enredo do filme tem em ponto, o lucro, o dono e o ser humando, onde quem tem mais, vive melhor. E o filme nos faz pensar sobre a desigualdade que é a realidade que vivemos. Os seres humanos destinguem-se dos demais seres vivos por possuirem liberdade, e isso era algo que o pessoal daquela ilha mostrada no filme não tinha, portanto, na verdade eles eram não eram considerados seres humanos.

Amanda Sabatine Dos Santos N:03

Anônimo disse...

Este pequeno vídeo nos mostra como uma coisa pucha a outra em forma de uma curta metragem do tomate. Atraves de uma consumidora que vai ao mercado comprar tomates para fazer molho para a carne de porco para sua familia.Quando encontra um tomate podre que vai para o lixo.
Onde é levado a um lugar apropriado para humanos separar o lixo organico do inorganico. O organico é dado como comida para porcos,na qual o tomate podre lhe dará uma boa alimentacao,e os donos destes porcos que nao sao livres abrem um espaco para as pessoas de Ilha das Flores comerem o que nao eh utilizado pelos porcos.
E a diferenca entre tudo isso é a desigualdade social. Pois enquanto uns tem muito e podem recusar alimentos outros vivem depois dos porcos e nao podem recusar se não morrem de fome .
Essa é a realidade das pessoas de Ilha das Flores, em que seu habitah foi transformado em um lixão e se alimentam dos restos dos porcos sem escolha e oportunidade.

Ellenn Christie de Marchi. n:07

Anônimo disse...

Este video nos mostra o ciclo do capitalismo e oque acontece om quem nao fas parte dele e nao tem dono.
O senhor Suzuki que planta tomates para vender para o supermercado para obter lucro para permaneçer no ciclo do capitalismo e interagir nele,Dona Anete compra perfumes da fabrica para vende-los a um preço maior para obter o lucro,(lucro é oque fas o mundo viver),e sustentar sua familia e compra tomates no supermercado e oq nao serve ela joga no lixo que vai para as pessoas descriminadas pelo capitalismo individualista, pois quem nao fas parte do capitalismo é como se fosse nada.

Márcio Fábio Viana Sobrinho n°18

Anônimo disse...

Rose o texto de cima não pode ser considerado porque ouve um equivoco meu e apertei para publicar meu comentário sem ter teminado.

Este vídeo nos mostra o ciclo do
capitalismo e o que acontece om quem não faz parte dele e nao tem dono.
O senhor Suzuki que planta tomates para vender para o supermercado para obter lucro para permanecer no ciclo do capitalismo e interagir nele, Dona Anete compra perfumes da fabrica para vende-los a um preço maior para obter o lucro, (lucro é a base do capitalismo), e sustentar sua familia e compra tomates no supermercado e o que nao serve ela joga no lixo que vai para as pessoas descriminadas pelo capitalismo individualista, pois quem nao faz parte do capitalismo é como se fosse nada.
O conceito de liberdade evidençiado no vídeo que quem faz pate do capitalismo possui a liberdade de viver bem e de interagir com o mundo mas quem nâo tem dinheiro é tratado como animal sem direitos.

Márcio Fábio Viana Sobrinho n°18

Loraine. disse...

O vídeo, que ao início aparenta mostrar apenas um ciclo sem fim envolvendo compra e consumo, quer nos mostrar a realidade dos habitantes da Ilha das Flores. Um tomate, rejeitado por um ser humano e dito inadequado para um porco, é de valor inestimável para as pessoas que vivem na miséria. O que leva um ser humano a considerar outro ser humano inferior e menos merecedor que um porco? A obesseção pelo poder e a falta de consciência gerados pelo capitalismo frio e descontrolado leva seres humanos a tomarem esse tipo de atitude. A tal da liberdade não está presente na vida de todos, a tal da ordem e o tal do progresso não são acessíveis a todos. Ninguém é melhor que ninguém e todo ser humano deve ser tratado com respeito, independentemente da sua classe social.

Anônimo disse...

Na Ilha das Flores existem poucas flores. Lá é um cenário para a injustiça, fruto do capitalismo doentio vivido pelos que têm uma melhor condição social.
O tomate rejeitado pela dona de casa e pelos porcos é então utilizado na alimentação de pobres moradores da Ilha. Isso ilustra a realidade dos que são excluídos e vivem em condições desfavoráveis até aos animais. Liberdade é o direito de não ser submetido a limites injustos ou absurdos, mas essas pessoas não podem escolher, portanto são o retrato da desigualdade social em que vivemos.

Thaís Felipeto Caetano

Anônimo disse...

O que nos diferencia dos outros animais sao o telencefalo altamente desenvolvido e seu polegar opositor, nos os usamos
para poder trocar mercadorias por
dinheiro e vice-versa, e com isso gerar o lucro.
Porto Alegre produz cerca 500 toneladas de lixo por dia o que atrai muitas doencas e cheira mal, para que nao fique ao redor dos seres humanos com dinheiro, esse lixo é levado a um lugar que se chama Ilha das flores um lixao Porto Alegre , onde mora criadores de porcos por causa de muito alimento para os mesmos, seus empregados separam o que eles acham que improprio para a alimentacao dos porcos e é deixado em um lucar cercado para doacao a seres humanos de grupos com 10 pessoas durante o periodo de 5 minutos, o qual contem cesio que e altamente radioativo.
Mais o que mais nos diferencia dos outros animais é ser livre, o que significa que somos
cada um por si tentando ter seu espaco entre
outros seres humanos, quando nao conseguimos
esse lugar, consequentemente nao temos dinheiro e
mesmo tendo o telencefalo altamente desenvolvido
e polegar opositor somos tratados como animais e
vamos parar na Ilha das Flores.

Danilo Bassi Lagana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O vídeo retrata uma das grandes injustiças do capitalismo que é a desigualdade social, o alimento que é recusado pelo ser humano e depois pelo porco, é aceito pelo homem. Mas não um homem igual o primeiro, o que diferencia é a quantidade de dinheiro.
Uma grande ironia é nós seres humanos sermos capazes de classificar como lixo um alimento que será servido junto à carne de porco, após jogar fora esse alimento, ele será classificado como lixo pelo próprio porco e o que restar, ou seja, "o lixo do lixo", será o alimento dos moradores da Ilhas Das Flores. Pessoas que vivem miseravelmente e não tem liberdade de escolher seu próprio alimento.
A cruel realidade é que a diferença entre os homens atualmente, não é um telencefalo altamente desenvolvido e polegar opositor, ou qualquer outra qualidade e sim apenas a quantidade de riquezas que ele possui.

Almir Alexandre Bianco Amadeu N°01

Unknown disse...

O curta mostra a história de pessoas que comem o que outros dizem ser impróprios para os porcos comerem.
O que nos parece tão simples como qualquer outro consumo, é simples para nós que temos dinheiro para comprar o que comer e satisfazer nossas vontades. Para outra pessoa isso pode não ser tão simples assim.
De que adianta os seres humanos serem desenvolvidos se não são todos eles que podem ter o privilégio de matar sua fome. Se ele é mais desenvovlvido que um porco, porque come o que nem os porcos comem?
Existem certos assuntos que muitos não vão a detalhes e não pensam que há quem vive em condições que nós podemos nem saber que existem.
Dizemos que vivemos em sociedade, mas uma sociedade em que vemos que enquanto existem pessoas esbanjando dinheiro vemos outras que come resto de porcos.

Anônimo disse...

Quando ouvimos dizer 'Ilha das Flores', logo nos veem a cabeça um grande terreno cercado de água com uma bela vegetaçao, cheio de flores, enfim, um paraíso realmente, mas não.
Ilha das Flores nada mais é onde todo o lixo de uma cidade para ali. Onde existe porcos e pessoas comendo os mesmos alimentos praticamente, sem nenhuma condição de viver na cidade por falta de dinheiro.
No vídeo, observamos que os humanos se diferenciam de outros animas por possuir polegar opositor e o telencefalo altamente desenvolvido. Mas quando se fala das pessoas que se alimentam do lixo, elas são tratadas iguais aos porcos, pois comem o que eles comem e vivem quase como eles vivem.


Camila Fogagnoli Nº 04

Veri disse...

Os porcos, que são seres vivos, mas que não possuem telencéfalo altamente desenvolvido nem polegar, quanto mais opositor; se alimentam e são tratados melhores que seres humanos, que são dignos de condições favoráveis a vida.
Ironia com certeza é um dos itens que mais utilizamos em toda a nossa vida. O nome do vídeo "Ilha das Flores" é uma ironia. Ironia vem do Latino ironia e significa: figura de retórica que exprime o contrário do que as palavras significam e que serve para depreciar ou engrandecer; portanto o nome do vídeo é irônico.
O Mundo é irônico. O ser humano não tem valor, não é bem tratado e sobrevive os mais fortes: os que tem dinheiro. Vivemos o Capitalismo em sua pior face.

Veridiane n°: 29.

Anônimo disse...

O vídeo mostra a grande desigualdade que existe entre nós, ditos seres humanos, porque a humanidade realmente deveria ser sinônimo de igualdade, fraternidade, de amor ao próximo, jamais poderíamos aceitar que um semelhante nosso se alimentasse com lixo podre que nem para os porcos é adequado.
Mas, na “ilha das flores” e em muitos outros lugares por todo mundo isso é uma realidade. O homem é um ser privilegiado mentalmente e fisicamente somos capazes de produzir nosso próprio alimento e ainda lucrar com isso, mas nem sempre sabemos usar a nossa inteligência como deveríamos a impressão que tenho ao ver esse vídeo é que lutamos contra nós mesmos.

Carla Maria Marcon Nº05

Anônimo disse...

O video nos mostra como funciona o sistema sócio-econômico, político e social adotado por vários países na atualidade, chamado capitalismo. No capitalismo o mais importante é o capital, logo quem não tem capital não é importante para a sociedade, e é obrigado a viver como consegue, ou seja, sobreviver. Isto fica claro no video, que mostra pessoas sobrevivendo, algumas trabalhando e outras catando o lixo , que antes de ser lixo foi produto do trabalho de alguém. No sistema capitalista dizem que somos livres, temos liberdade, mais que libertade tem uma pessoa que é obrigada a catar o lixo recusado pelos porcos para não morrer de fome? Infelizmente para muitos e felizmente para poucos o capitalismo continua sendo o melhor sistema sócio-econômico da atualidade. Infelizmente uma coisa sempre foi igual em toda história do ser humano porcos valem mais do que algumas pessoas...






Jorge Henrique Candido 3°E.M

Anônimo disse...

Bom quando ouvimos o nome, "Ilha das Flores" imaginamos um lugar agradavel, onde todos convivem bem. Mais logo a frente podemos ver que nao se trata de um lugar agradavel e sim de um lugar onde onde pessoas de baixa renda que nao tem nenhuma condiçoes de uma vida igualitaria vivem, um lugar sujo, que cheira mal e atrae muitas doenças,a tambem a muitos porcos na ilha. E para se alimentar essas pessoas dependem do lixo que todo dia é despejado ali, o lixo é ceparado para os porcos, o que dizem nao servir de alimento para os porcos essas pessoas pegam para se alimentar. Assim podemos ver que ah muita desigualdade,e que o ser humano se diferencia dos outros animais por possuir polegar opositor e o telencefalo altamente desenvolvido.

Wanessa J. Felipette

Anônimo disse...

Esse video retrata a desigualdade social que existe não só no Brasil como no mundo. Mostra que ações pequenas do dia a dia como plantar, vender, comprar, e jogar fora um tomate que não é bom par nós pode servir para outros. Ilha das Flores; pelo nome pensamos que é um lugar muito bom de se morar, mas é totalmente ao contrario. Desigualdade social é bem forte nesse lugar. Lugar com um nome tão bonito, é um lixão! E pior, pessoas moram lá, como se não tivesse outra escolha para sobreviver. A comida que jogamos fora, é jogada no lixão, escolhida as melhores para os porcos, e o 'resto' literalmente fica para essas pessoas, que não tem outra escolha. O ser humano se julga bom, a politica se julga boa para todos, mas não veem que tem pessos que precisam e mutio de ajuda. Mas veem só seus proprios problemas, e não veem que tem gente que tem bem mais! E a tal liberdade que nós tanto cobramos, tem gente que não sabe o que é isso. E tem gente que não é considerado nem ser humano, são piores que porcos. Isso é a desilgualdade!

Jéssica Tonelli de Oliveira ;} 3 EM

Anônimo disse...

Um execente documentario ,que mostra a realidade de povo brasileiro de certa forma.Tem como ponto foco o capitalismo,apresenta a presença de vários problemas que participa ou acontece em nosso dia-a-dia.Apesar do titulo ser Ilha das Flores nessa ilha não se encontra muitas flores.De forma que o ponto foco é o capitalismo,mostra também as injustiças e como no capitalismo isso tudo é normal , um principal fator que ocorre é o lucro ,levado muito em conta no vídeo.

Gustavo H.C.Baldini 3º E.M. nº:9

Unknown disse...

Boom..

O vídeo fala da péssima situação de Ilha das Flores, abrangendo umas das difíceis formas para que eles consigam alimentação.Para chegar neste ponto, o filme retrata um pequeno ciclo de compra de produtos, até que chegue no ponto certo da crítica que o filme faz. Um simples tomate "podre" pode acabar sendo o alimeto de uma família, e que o dono dos alimetos jah "podres" dá preferência à um porco, do que à uma pessoa.

Mateus Locatelli P. Gerth

Vinicius disse...

O vídeo nos mostra nada mais nada menos que um ciclo que foi evoluindo com o passar dos anos, o ciclo ocorreu atravez da civilização.
O homem diferente dos outros mamíferos tem a capacidade de raciocinar,crer,e manipular suas idéias e informações.
Com isso o homem foi criando um jeito de se organizar dentro da sociedade,com a criação da moeda,do comércio etc...
O vídeo mostra uma pequena parte desse ciclo,mostra claramente como funciona o comércio, e como que é a vida do homem de hoje em dia.


Vinícius Matheus Andolfato.